GMC CCKW 353 C2-D1 no Brasil

História e Desenvolvimento. 
A origem da empresa viria a se tornar uma das maiores montadoras de veículos utilitários e de transporte militar, teria início como um empreendimento tímido, exatamente no dia 16 de setembro de 1908 quando William C. Durant, um próspero produtor de carruagens, fundou a General Motors Corporation, na cidade de Flint, estado americano do Michigan. Este negócio prosperaria rapidamente, levando a incorporação da montadora Buick Company, que anteriormente fora fundada pelo David Dunhar Buick, empresa está que viria produzir seu primeiro carro de passeio no ano de 1903. Pouco depois, no dia 12 de novembro do mesmo ano, a empresa Oldsmobile Company, outra tradicional montadora americana fundada em 1897, se tornaria a segunda marca a integrar a nova corporação. Nos anos seguintes seriam adquiridas mais empresas entre estas a Pontiac e a Cadilac, durante estes conturbados processos William Durant enfrentaria divergências com os outros sócios, levando a sua saída da companhia. Assim em 3 de novembro de 1911, ele criaria parceria com o mecânico e piloto suíço Louis Chevrolet a Chevrolet Motor Company of Michigan. Neste mesmo ano seria lançada a marca GMC, ficando responsável pela produção e venda de caminhonetes e caminhões leves. Nos anos seguintes, paralelamente aos inúmeros processos de fusões e aquisições, a empresa ainda estudaria oportunidades de expansão em outros mercados, mas somente em 1918, estes planos se tornariam reais com o estabelecimento de uma operação comercial no país vizinho, o Canadá. Esse seria o ponto de partida para que a empresa abrisse filiais em inúmeros países. Pouco depois, em 1919, a General Motors Corporation incorporaria a companhia Frigidaire Company, tradicional fabricante de refrigeradores, sendo a primeira companhia não pertencente ao segmento automotivo a participação do conglomerado econômico, esta movimentação se daria principalmente por seu planejamento de expansão internacional da marca. Sua participação no segmento militar teve início em meados da década de 1920 quando a empresa passou a fornecer grandes quantidades de caminhões com tração 4X4 para as forças armadas norte-americanas, tendo como destaque os modelos com tração 4X4 e 6X2 Chevrolet G-506 e G-621. A evolução tecnológica experimentada na indústria automotiva na década seguinte, levaria o comando do Exército dos Estados Unidos (US Army) a empenhar esforços em um grande processo de modernização de suas forças motomecanizadas. Um dos pilares deste plano contemplava a aquisição em larga escala de uma nova família de caminhões com tração 6X6 que viesse a substituir ou complementar os modelos atuais em uso como os Chevrolet G-506, G-621 Dodge e G-540 Ford.  

Neste momento o governo norte-americano passaria a acompanhar com preocupação a implementação de um grande programa de rearmamento por parte Alemanha, que apesar de possuir sérias limitações impostas pelo Tratado de Versalhes (assinado após o término da Primeira Guerra Mundial) avançava em escaramuças a largos passos. No oriente as ambições expansionistas do governo japonês começavam a despertar grande desconfiança por parte dos militares norte-americanos também.  Desta maneira ficava eminente a necessidade de ser acelerar os processos em estudo nos Estados Unidos para o fortalecimento de suas forças armadas. Voltando ao programa de desenvolvimento de caminhões, em julho de 1939 seria deflagrada uma concorrência, que apresentava como parâmetros básicos um novo caminhão com tração integral 6X6, que deveria dispor de uma área de carga útil de 3,7 metros, apresentando uma capacidade de transporte de até 2.268 kg. Diversas propostas seriam apresentadas pelas montadoras Ford Motors, General Motors, Studebaker, Corbitt, REO Motors, Federal Motors, Biederman Motors e Kenworth Motors, com estas sendo detalhadamente analisadas por uma equipe técnica do Corpo de Armas do Exército dos Estados Unidos (United States Army Ordnance Corps).  Destas propostas seriam consideradas como promissores apenas os projetos apresentados pela Ford Motors e General Motors, montadoras que realmente já apresentavam histórico positivo na produção de caminhões militarizados para as forças armadas norte-americanas. Esta concorrência seria finalizada em janeiro de 1940, com a General Motors Company sendo declarada vencedora, sua proposta era baseada no modelo GMC ACKWX 353 6X6, que fora desenvolvido em 1939 especialmente para o Exército Frances (Armée de Terre). Este novo modelo diferia de seu progenitor por fazer uso da mesma cabine empregada no caminhão Chevrolet G-506, e também por apresentar extensas modificações e melhorias aplicadas na plataforma original, visando assim se adequar aos parâmetros exigidos na concorrência. Após a assinatura de um primeiro contrato de pré-produção, este modelo receberia a designação de GMC CCKW  (com o C se referindo ao ano de 1941, o C de Cabine Simples, K de tração em todas as rodas e por fim o W indicando a composição de eixos traseiros duplos).  
O agravar dos embates na Europa, e o aumento das tensões com o Império do Japão levaria a celebração de novos contratos, envolvendo agora milhares de caminhões. Sua produção em larga escala seria inicialmente destinada a planta fabril da Yellow Truck and Coach Division's Pontiac no estado de Michigan, sendo posteriormente estendida as fábricas da General Motors Company e  Pontiac Motors na cidade de St Louis no estado do Missouri. Como citado anteriormente, as versões iniciais de produção deste caminhão, apresentavam uma cabine comercial designada como modelo A1 (pertencente ao Chevrolet G-506), porém em fins do ano de 1943 seria adotada um novo padrão de cabine, recoberta com lona e desprovida de portas. Esta nova versão receberia a designação de GMC CCKW 352B2, e sua concepção visava prioritariamente reduzir o emprego de materiais estratégicos como o aço, tempo de produção, possibilitando assim aumentar a capacidade de produção para o atendimento as demandas de guerra. Paralelamente este novo design reduziria a altura total do veículo, otimizando seu transporte por meios navais, permitindo também como bônus receber uma metralhadora Browning calibre .50, afixada em um suporte giratório sobre o assento do passageiro para ser empregada como arma autodefesa. Um dos grandes segredos do sucesso deste projeto, estava baseado na presença de altos índices de componentes comuns na indústria automotiva norte-americana que já estavam em uso há anos, que além concederam ampla confiabilidade resistência e desempenho, proporcionaram uma produção em série em uma escala jamais vista. Estas características positivas levariam entre os anos de 1940 e 1945 a uma produção total de 562.750 caminhões, com muitos deste fornecidos na forma de kits e montados ao ar livre diretamente nos mais diversos teatros de operações. 

Os caminhões desta família estavam equipados com o tradicional motor GMC 270 com 16 válvulas, desenvolvendo 91 cv de potência a 2750 rpm, em conjunto com uma transmissão Warner T-93 de cinco velocidades. Seu sistema de suspensão do tipo Timken permitia perfeito deslocamento em terrenos desfavoráveis, inicialmente sendo empregado nos três eixos, posteriormente na linha de produção seria adotado o sistema GM "Banjo".  Era basicamente produzido em configurações de duas distâncias entre eixos, o modelo curto CCKW 352 com 3,68 metros e o longo CCKW 353 com 4,17 metros de comprimento. Seus pneus apresentavam a configuração 7.50-20 com freios eram hidráulicos com assistência a vácuo. Algumas versões seriam ainda equipadas com guinchos hidráulicos montados na frente do veículo com capacidade para tracionar cargas ou veículos de até 4.500 kg. Vale salientar que o racionamento de metais durante o curso do conflito, levaria a a decisão de se substituir a carroceria em aço por madeira, porém em campo seriam experimentados resultados negativos, e assim o aço retornaria na confecção das carrocerias. Em serviço a família de caminhões General Motors CCKW 352 e CCKW 353, representaria o esteio da força de transporte mecanizada das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Sua confiável plataforma permitiria o desenvolvimento de inúmeras variantes especializadas entre elas, transporte de tropas e carga, basculante, cisterna (2.800 lts), oficina de armas, comando, ambulância, centro cirúrgico, oficina de reparos gerais, posto de rádio, descontaminação química, odontológica, transporte de combustível (2.600 litros), antiaéreo, semi reboque, purificador de agua, compressor de ar, central de reprodução de mapas, transporte de gás, plataforma elevatória, posto telefônico, transporte de balsas e manipulação química. Devido a excelente reputação conquistada, o modelo seria carinhosamente apelidado no Exército dos Estados Unidos (US Army) de "Jimmy' or  Deuce and a Half". Além de seu importante papel na Operação Overlod (invasão da França), os caminhões GMC CCKW teriam destacada participação na operação  Red Ball Express, um famoso sistema de comboio de caminhões que abasteceu as forças aliadas que se moviam rapidamente pela Europa depois de sair das praias do Dia D na Normandia em 1944. 
Como dito  anteriormente sua flexível plataforma permitiu o desenvolvimento de inúmeras variantes especializadas entre elas surgiram os modelos dedicados ao transporte e abastecimento de combustível seja ele para o consumo aeronáutico ou para veicular, as primeiras versões foram montadas sobre a plataforma básica do CCKW 352 e distribuídos as unidades operacionais forças armadas norte-americanas. Duas versões seriam empregadas, com delas equipada com duas cisternas com capacidade individual para 1.420 litros e a outra dotada de somente uma cisterna para 2.840 litros, estava ainda dotadas com equipamentos e  ferramental de apoio dispostos em compartimentos distribuídos ao longo dos tanques. O advento da produção do modelo CCKW 353, também seria contemplado com a versão tanque, recebendo as designações D1, D2 , E1 e E2, ocupando as linhas de montagem da  Yellow Truck and Coach Manufacturing Company e da GMC Truck and Coach Division. Ao todo até julho de 1945 seriam entregues 4.133 caminhões deste tipo. O eclodir da Guerra da Coreia (1950-1953) levaria os caminhões da GMC a atuar novamente em um cenário de conflagração real, sendo operados pelas forças armadas norte-americanas. Apesar da excelente folha de serviços e gigante disponibilidade operacional, ao final da década de 1940, ficava claro que o modelo já estava entrando em um estágio de obsolescência, gerando a necessidade de sua substituição a médio prazo. No início da década de 1960, o modelo começaria a ser gradativamente substituídos nas forças armadas americanas pelos novos caminhões tanques e cisternas da  REO M-34 e REO M-35.

Emprego nas Forças Armadas Brasileiras.
No início da Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano passaria a considerar com extrema preocupação uma possível ameaça de invasão no continente americano por parte das forças do Eixo (Alemanha – Itália – Japão). Quando a França capitulou em junho de 1940, o perigo nazista a América se tornaria claro se este país estabelecer bases operacionais nas ilhas Canárias, Dacar e outras colônias francesas. Neste contexto o Brasil seria o local mais provável de invasão ao continente pelas potencias do Eixo, principalmente devido a sua proximidade com o continente africano que neste momento também passava a figurar nos planos de expansão territorial do governo alemão. Além disso, as conquistas japonesas no sudeste asiático e no Pacífico Sul tornavam o Brasil o principal fornecedor de látex para os aliados, matéria prima para a produção de borracha, um item de extrema importância na indústria de guerra. Além destas possíveis ameaças, geograficamente o litoral do mais se mostrava estratégico para o estabelecimento de bases aéreas e operação de portos na região nordeste, isto se dava, pois, esta região representava para translado aéreo, o ponto mais próximo entre os continentes americano e africano. Assim a costa brasileira seria fundamental no envio de tropas, veículos, suprimentos e aeronaves para emprego nos teatros de operações europeu e norte africano. Este cenário demandaria logo sem seguida a um movimento de maior aproximação política e econômica entre o Brasil e os Estados Unidos, resultando em uma série de investimentos e acordo de colaboração. Entre estes estava a adesão do país ao programa de ajuda militar denominado como Leand & Lease Bill Act (Lei de Arrendamentos e Empréstimos), que tinha como principal objetivo promover a modernização das Forças Armadas Brasileiras, que neste período estavam à beira da obsolescência tanto em termos de equipamentos, armamentos e principalmente doutrina operacional militar. Os termos garantidos por este acordo, viriam a criar uma linha inicial de crédito ao país da ordem de US$ 100 milhões de dólares, para a aquisição de material bélico, proporcionando ao país acesso a modernos armamentos, aeronaves, veículos blindados e carros de combate. Estes recursos seriam vitais para que o país pudesse estar capacitado para fazer frente as ameaças causadas pelas ações de submarinos alemãs a navegação civil e militar que se apresentavam no vasto litoral do país. Naquele período o Exército Brasileiro apresentava como principal carência além de armamento moderno, a falta  de caminhões militares com tração 6X6 em quantidade suficiente para o atendimento de suas demandas.  

Nos termos do programa de Leand & Lease estava prevista a cessão de mil quatrocentos e quarenta e cinco caminhões  da família GMC CCKW, dispostos na versão de carga CCKW-352 A1 e B2, versão oficina GMC CCKW-352 G-138 M-6, versão Reparo de Armas GMC CCKW-352 G-139 M-7,  versão Reparo de Artilharia GMC CCKW-352 G-140 M-9, versão Reparo de Instrumentos GMC CCKW-352 G-140 M-10, versão Reparo de Solda GMC CCKW-352 G-140 M-12, versão Reparo Automotivo GMC CCKW-352 G-139 M-8, versão Oficina de Maquinas GMC CCKW-352 G-140 M-16, versão Reparo Elétrico GMC CCKW-352 G-140 M-18 e versão Reparo Corpo de Sinal GMC CCKW-352 G-140 M-18. Esta variada gama de versões possibilitava a Força Terrestre operar plenamente, podendo atender a todos as demandas da força motomecaniza brasileira. Os primeiros caminhões seriam recebidos no ano de 1942, com os últimos quatrocentos e noventa sendo entregues até fins do ano de 1944. Rapidamente após recebimento e revisão e treinamento de motoristas, estes caminhões que passaram a ser distribuídos as unidades operacionais do Exército Brasileiro dispostas em todo território nacional. Seriam recebidos também dos modelos GMC CCKW 353 Airfield fuel tank e GMC CCKW 353 Water Tank. No entanto a frota não seria limitada a estes números somente, pois a participação brasileira no esforço de guerra aliado seria ampliada em breve, pois anteriormente o presidente Getúlio Vargas havia afirmado que a participação brasileira no conflito, não se limitaria ao fornecimento de materiais estratégicos para os países aliados. Assim como esperado, o país tomaria parte em um esforço maior junto aos aliados, com está intensão sendo concretizada no dia 09 de agosto de 1943, quando através da Portaria Ministerial nº 4.744, publicada em boletim reservado de 13 do mesmo mês, foi estruturada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), constituída pela 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) e por órgãos não divisionários. Esta força seria comandada por um general-de-divisão, Joao Batista Mascarenhas de Morais. Esta força seria composta de quatro grupos de artilharia (três de calibre 105 mm e um de calibre 155 mm); uma esquadrilha de aviação destinada à ligação e à observação (pertencente a Força Aérea Brasileira); um batalhão de engenharia; um batalhão de saúde; um esquadrão de reconhecimento, e uma companhia de transmissão (na verdade, de comunicações).   
O contingente estimado a ser enviado, seria da ordem de vinte e cinco mil soldados e dentro do conceito operacional do Exército dos Estados Unidos (US Army), a Força Expedicionária Brasileira (FEB), deveria apresentar alta capacidade de mobilidade, devendo assim ser dotada de muitos veículos de transporte de pessoal de todos os modelos, sendo os mesmos em uso nas forças aliadas naquele momento. As tropas brasileiras desembarcariam na Itália em agosto de 1944, e após um breve período de treinamento passariam a integrar os efetivos do V Corpo do Exército dos Estados Unidos sob o comando do general Mark Clark. Nesta etapa a Força Expedicionária Brasileira (FEB) receberia todo o seu armamento e veículos, sendo estes retirados do estoque estratégico de recomplemementação norte-americano baseado na cidade italiana de Tarquinia.  No que tange a caminhões de transporte seriam disponibilizados aos efetivos brasileiros um total de novecentos e cinquenta cinco veículos dos modelos GMC CCKW-352 A1 e B2 (cabine aberta e fechada). A campanha da Itália seria o palco também do início do emprego das versões de tanque para transporte e abastecimento de combustível (gasolina comum e de aviação) e para o transporte de água potável, item tão fundamental em uma área de conflagração real. As versões destinadas as forças brasileiras estariam dispostas nas versões CCKW 353 C2 D1  “cabine aberta” e  CCKW 353 C2 D2  “cabine fechada”, e seriam empregados pelo Exército Brasileiro no abastecimento em trânsito dos caminhões, jipes e blindados leves M-8 Greyhound. Estes também serial utilizados pela Força Aérea Brasileira para o abastecimento na pista de aeronaves de caça e observação pertencentes ao 1º Grupo de Aviação de Caça (1ºGAvC) e a 1º Esquadrilha de Ligação e Observação (1º ELO). Estes caminhões tanques e cisterna em termos de capacidade de transporte de líquidos estavam divididos em duas configurações, sendo uma com tanque individual para 1.420 litros e a outra dotada de somente um tanque para 2.840 litros.   

No Brasil, a presença de caminhões tanque para o abastecimento de aeronaves que estavam em trânsito para o teatro de operações na Europa passaria a ser uma visão constante nas bases aéreas espalhadas ao longo da costa nordestes e sudeste do Brasil, que eram operadas em parceria entre militares brasileiros e norte-americanos. Após o término do conflito em maio de 1945, os caminhões GMC CCKW-352 A1 e B2, bem como os demais veículos, armas e equipamentos pertencentes ao Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira seriam encaminhados ao Comando de Material do Exército dos Estados Unidos (US Army) na cidade de Roma. Nesta organização os veículos em melhor estado de conservação seriam armazenados e despachados posteriormente ao Brasil por via naval. Neste mesmo ano ainda nos auspícios do programa Leand & Lease seriam recebidos no Rio de Janeiro mais quarenta caminhões destes modelos específicos, se juntando assim aos demais veículos da mesma família que já se encontravam no país em serviço desde 1942. Em meados da década seguinte pelo menos mais trinta caminhões seriam cedidos as Forças Armadas Brasileiras, sendo fornecidos nos vantajosos termos do Programa de Assistência Militar (MAP Military Assistance Program), sistemática esta que visava criar linhas de crédito e vantagens econômicas para o fornecimento de material militar de segunda mão. Apesar de seguirem prestando excelentes serviços as Forças Armadas Brasileiras em meados da década de 1950 a frota dos caminhões GMC CCKW-352 e CCKW-353 começava a apresentar altos índices de indisponibilidade devido à escassez e peças de reposição, com este fato se dando devido descontinuação de sua produção ter ocorrido há mais de vinte anos.  O calcanhar de Aquiles estava baseado em seu motor a gasolina GMC 270-OHV , que além de sofrerem mais gravemente com a falta de peças, já se encontravam extremamente desgastados.   
Esta somatória de fatos resultava em baixíssimos índices de disponibilidade operacional, impactando profundamente na capacidade de mobilidade da Força Terrestre. Um certo alívio só viria a ocorrer a partir do ano de 1958, quando seriam recebidos os primeiros caminhões com tração 6X6 REO M-34, porém as quantidades incorporadas se apresentavam muito inferior as demandas.  No que tange aos caminhões tanques e cisterna, a maior parte da frota de caminhões GMC CCKW 353 começariam a ser complementados e substituídos por veículos similares produzidos localmente pela Fábrica Nacional de Motores FNM, Mercedes Benz do Brasil e Ford do Brasil.  No final da década de 1960, advento da terceirização do serviço de abastecimento de querosene de aviação para as aeronaves da Força Aérea Brasileira, viria a abreviar a carreira deste modelo na Aeronáutica, porém no Exército Brasileiro e no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, os GMC CCKW 353 tanque e cisterna, iriam se manter na ativa até meados da década de 1970, quando passaram a ser substituídos pelo modelo REO M-49. Alguns caminhões seriam preservados para exposição estática, porém em 2015 oficiais e mecânicos do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RC Mec) apoiados por entusiastas e empresários promoveria a recuperação do CCKW 353 C2 D2  "EB22-6396". Um minucioso trabalho de restauração dos componentes mecânicos, elétricos e hidráulicos seria efetuado por especialistas do Pelotão de Manutenção do Regimento, com a viatura ficando pronta participar do desfile comemorativo do 70º aniversário do início das operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na cidade de Santa Rosa no estado do Rio Grande do Sul. 

Em Escala.
Para representarmos o caminhão GMC CCKW 353C2- D1 empregado pela Força Aérea Brasileira durante a campanha da Itália, fizemos uso de um antigo kit da Italeri na escala 1/35 em conjunto com o excelente set de conversão em resina da Czech Master Nº 3019 . Para melhor detalhamento fizemos uso de itens em resina para representar os extintores de incêndio e demais itens presentes nas caixas de ferramentas.  Para finalizar o conjunto usamos decais originais do set de conversão complementados com decais confeccionados pela Decals e Books presentes como complemento do livro "FEB Na Segunda Guerra Mundial". 
O esquema de cores  (FS) descrito abaixo representa o padrão de pintura do Exército dos Estados Unodos (US Army) durante a campanha na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, sendo adotado também pela Exército Brasileiro neste teatro de operações no período de 1944 a 1945. As unidades remanescentes em serviço a partir de 1983 mantiveram o mesmo padrão de pintura, alterando apenas o emblema do Cruzeiro do Sul pelo brasão do Exército Brasileiro


Bibliografia : 

- FEB na Segunda Guerra Mundial - Luciano Barbosa Monteiro - Decals e Books
- Caminhão Comando e dormitório na FEB - Expedito Carlos S Bastos   www.ecsbdefesa.com.br/fts/Caminh%E3o%20Comando.pdf
- GMC CCKW – Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/GMC_CCKW
- Pesquisa Leand & Lease WWII Brasil