M-59A1 - Conversão M-41 Walker Buldog

Conceito e Objetivo : 

O carro blindados de transporte de tropas FMC M59 APC é um dos poucos veículos blindados originários das décadas de 1950 e 1960 que não apresenta um kit para se montar seja na escala 1/35 ou mesmo 1/72. Apesar de não representar um famoso modelo o mesmo logra a historia de ser uma das bases de desenvolvimento para o clássico M113, assim desta maneira como o M59 foi empregado por mais de duas décadas no Exercito Brasileiro, decidimos replicar o modelo em escala, criando assim o "Projeto M59".

Para realizarmos a concepção deste projeto, partimos com base no kit Tamiya na escala 1/35, tendo por base que o M59 foi desenvolvido com base no projeto do carro de combate médio M-41 Walker Buldog, apesar de ser um modelo espartano atende bem as necessidades de emprego nesta conversão. Basicamente como poderemos ver a seguir empregamos do modelo original apenas uma parte do casco do M-41 ( parte frontal e traseira ), sistema de suspensão, bogies, esteiras e peças avulsas para detalhamento. Podemos assim considerar que construímos em  scratch aproximadamente 80 % do veículo empregando uma variedade de materiais, como peças em resina, linha de costura, material de pesca, plasticard, papelão, canudos de refrigerante, clips de papel, entre outros.
Toda a confecção foi baseada em fotos de arquivo, tendo em vista a baixa quantidade de material de pesquisa disponível na internet. Procuramos fidelizar ao máximo o modelo pretendido, porém a ausência de desenhos técnicos específicos e fotos mais detalhadas podem gerar divergências entre nosso veículo e o original.

Apesar de representar um processo trabalhoso com o envolvimento de muito scratch, massa plástica, fases de lixamento, correção estrutural e muita paciência na localização de materiais alternativos , o resultado final gera é  surpreendente pois não  há nada mais recompensador do que poder ter em seu acervo um modelo diferenciado e único.

Para conferir o modelo finalizado acesse o artigo sobre o emprego dos VBTT M59A1 FMC no Brasil