M-40 (106 mm) Canhão Sem Recuo

Origem e Desenvolvimento.
O desenvolvimento do conceito técnico do “Canhão sem Recuo (CSR)”, teve seu início na década de 1910, quando o inventor e comandante Cleland Davis da Marinha dos Estados Unidos (US Navy). Seu primeiro protótipo funcional do sistema que seria denominado como “Davis Gun”, seria concluído em setembro de 1912, se diferenciava dos demais canhoes por uma retro abertura que permitia a saída dos gases provocados pelo disparo da sua munição, não apresentando assim o habitual movimento de recuo da arma dos modelos convencionais. O sistema estava baseado em duas armas do mesmo calibre, consecutivas interligadas, com uma virada para trás carregada de bolas de chumbo e graxa do mesmo peso que a concha na outra arma. Esta simplicidade operacional tornava o conjunto do equipamento mais leve que os tradicionais canhões de pequeno calibre, podendo ser empregado com maior mobilidade pelas tropas manualmente ou em pequenos veículos como os primeiros utilitários automotores. Durante a Primeira Guerra Mundial, esta arma seria empregada com certa limitação, e apesar de conceitualmente serem desenvolvidas como arma anticarro, seria experimentalmente usado pelos britânicos como arma anti-zeppelin e antissubmarino. A União Soviética desenvolveria a partir de 1923, o Canhão de Reação Dinâmica - DRP (Dinamo Reaktivna Pushka) sendo muito semelhante ao modelo norte-americano. Neste contexto, durante a década de 1930 seriam produzidas e testadas diversas armas, com calibres que variavam entre o 37 mm e o 305 mm, com os modelos de menor calibre sendo instalados em aeronaves como os bombardeiros leve Grigorovich IZ e Tupolev I-12. O Canhão sem recuo mais conhecido e difundindo neste período, surgiria no ano de 1935, sendo desenvolvido pelo engenheiro russo Leonid Kurchevsky, fazendo uso do calibre de 76 mm. Este modelo receberia seu batismo de fogo em 1939, durante a Guerra de Inverno, também conhecida como a Guerra Soviético-Finlandesa ou Guerra Russo-Finlandesa, operando montados em caminhões de médio porte. Duas destes canhões sem recuo, seriam capturados pelas forças finlandesas e entregues a observadores do Exército Alemão (Wehrmacht). 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Exército dos Estados Unidos (US Army) faria uso nas fases finais do conflito de canhões sem recuo dos modelos M-18 de 57 mm e  M-20 de 75 mm, sendo empregados principalmente como arma anti carro, não recebendo nenhuma significativa evolução tecnológica neste período. Neste segmento de artilharia, os esforços de desenvolvimento seriam concentrados em sistemas de lança granadas foguetes portáteis, como os Panzerschrecke e Panzerfaust alemães (este quais tiveram grande êxito quando empregado em operações de invasão aerotransportadas), e a Bazooka norte-americana. Perto do final da guerra, se encontrava em desenvolvimento um canhão sem recuo com promessa de maior eficiência contra as novas blindagens dos carros de combate alemães, passando a fazer uso do calibre de 105 mm, este projeto receberia a designação de M-27. Em maio de 1945 com a rendição alemã, este projeto e muitos mais seriam descontinuados devido ao abrupto contingenciamento de verbas para a defesa. A partir de 1949, o intensificar das possíveis ameaças expansionistas representadas pelo bloco soviético levaria a retomada do investimento militar norte-americano com o projeto do canhão sem recuo M-27 sendo priorizado. As escaramuças que agora se pronunciavam na península coreana, levariam a aceleração deste processo, com esta nova arma sendo produzida às pressas após o início da Guerra da Coréia em junho de 1950. As primeiras peças do M-27 seriam postas em combate a partir de outubro do mesmo ano, e logo em um ambiente de operação e conflagração real, seriam constatados graves problemas de confiabilidade, alto peso do conjunto, dificuldade na montagem mira e disparo. Neste momento os veteranos canhões sem recuo  dos modelos M-18 de 57 mm e M-20 de 75 mm, seriam preteridos para uso em relação ao novo modelo de maior calibre. 
Apesar deste alto grau de falhas, apresentado em combate durante a Guerra da Coreia (1950 - 1953), o comando do Exército dos Estados Unidos (US Army), ainda acreditava no conceito de um canhão sem recuo de maior calibre, solicitando assim a equipe técnica do Watervliet Arsenal, que fossem buscadas soluções para a melhoria do projeto do canhão sem recuo M-27. Deste trabalho surgiria uma nova arma de artilharia, fazendo uso agora do calibre de 106 mm, apresentava um formato de tubo longo, com um rifle semi automático M-8C de calibre .50 montado acima, destinado a refinar o sistema de mira. Seu dispositivo de elevação e gatilho eram proporcionados por uma roldana no centro da peça, que servia também para acionar a arma. Todo o conjunto era montado em suporte em formato de trié designado como M-79, na perna frontal estava instalada uma roda de rodízio, centro da roda de rolagem. Este possuía uma roda de travamento, e quando abaixada, seu rifle passava a ser travado em rotação, e só poderia ser movido para a direita e para a esquerda com a roda de deslocamento. O canhão seu recuo seria dimensionado apenas para tiro direto, com seus equipamentos de mira para esse fim sendo fornecidos com cada arma, incluindo um rifle M-8 apontador. Este sistema simples, legava a arma um baixo peso de transporte podendo ser transportado em veículos leves, ser içado e aerotransportado pela primeira geração de helicópteros leves e ser lançado de paraquedas. As primeiras peças seriam entregues para avaliação a partir de fins de 1954, sendo homologadas para emprego operacional em dezembro do mesmo ano. Um primeiro contrato de produção seria celebrado em janeiro de 1957, com as primeiras entregas ao Exército dos Estados Unidos (US Army) em maio do mesmo ano. Logo em seguida seriam encomendados os primeiros duzentos canhões sem recuo M-40A1C para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha dos Estados Unidos (US Marine Corps), com estes entrando em serviço ativo a partir de abril do ano de 1958.   

Ao ser incorporado em serviço nas unidades do Exército dos Estados Unidos (US Army), os novos M-40 106 mm passariam a ocupar a posição, com uma das principais armas antitanque e anticarro , fazendo uso de munições do tipo 105 × 607mm M-344A1 HEAT (High-explosive anti-tank warhead), podendo também empregar projeteis M-466A1 HEP (High Explosive Plastic), M-598A1 HEAP (High Explosive Anti-Personal) e Canister. Especificadamente no papel antipessoal poderia ser empregada munição do M-581 APERST (Antipersonnel-tracer flechette round). Salientamos que apesar de sua munição ser oficialmente classificada como calibre 106 mm, na verdade pertencia ao calibre 105 mm, sendo somente designada assim para evitar o emprego da munição incompatível deste mesmo calibre desenvolvida anteriormente para o canhão sem recuo M-27. Como ponto de destaque, a munição M-344A1 HEAT fabricada originalmente nos Estados Unidos, lograria êxito em penetrar mais de 400 mm de blindagem. Posteriormente munições deste tipo produzidas na Áustria e a Suécia seriam capazes de penetra mais de 700 mm de blindagem.  Além de ser tracionado manualmente quando usado por tropas de paraquedistas os canhões sem recuo M-40 passariam a ser montados em incialmente em jipes Ford - Kaiser M-151A1/C Mutt e Willys M-38A1C, e depois em veículos blindados de transporte de tropas M-113 e Mulas Mecânicas M-274. Uma versão especial denominada “Onto” seria desenvolvida sendo composta com nada menos do que seis destas armas instaladas em veículos blindados sob esteiras. Em países ocidentais de primeiro mundo os M-40 seriam empregados principalmente como armas anticarro durante as décadas de 1950 e 1960. Porém a crescente evolução da tecnologia de misseis, proporcionaria uma gradual substituição do M-40 por sistemas de armas deste tipo, sendo completamente suplantados e desativados em 1970 no Exército dos Estados Unidos (US Army) pelos misseis BGM-71 TOW. Um grande lote destas armas seria armazenado como reserva estratégica. 
Os canhões sem recuo M-40 lograriam também grande sucesso no mercado internacional, com milhares de peças sendo exportadas para as forças armadas de  Angola, Austrália, Áustria, África do Sul, Bahrein, Bangladesh,  Bolívia, Brasil, Burkina Faso, Camboja, Camarões, Canada, Chad, Chile, China, Colômbia, Congo, Coreia do Sul, Republica Dominicana, Dinamarca , Egito, Equador, El Salvador, Estônia, Espanha, Emirados Árabes, França, Filipinas, Gabão, Guatemala, Grécia, Haiti, Honduras, Holanda, Índia, Ira, Iraque, Israel, Itália, Japão, Laos, Líbano, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malásia, Mauritânia, México, Marrocos , Mianmar, Nova Zelândia, Nicarágua , Nigéria, Noruega, Paquistão, Peru, Portugal , Rodésia, Singapura, Somália, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suíça, Suriname, Síria, Taiwan, Tunísia, Turquia, Uruguai , Venezuela e Zimbábue. Além da produção local nos Estados Unidos, os canhões sem recuo M-40 106 mm, seriam fabricados na Áustria, China, Índia, Irã, Paquistão, Coréia do Sul e Espanha. Seu batismo de fogo se daria durante a Guerra do Vietnã, porém estes canhões teriam destacada participação em diversos conflitos regionais ao longo do século passado, como a Guerra Ira x Iraque, Guerra Indo Paquistanesa, Guerra Civil Líbanesa e a Guerra Civil na Somália, atuando principalmente como arma de apoio da infantaria e também em combates contra veículos blindados ligeiros. Apesar de estarem operando há quase setenta anos, em muitas nações os M-40 106 mm, seguem desempenhando suas funções, devendo permanecer em serviço pelo menos por mais vinte anos.

Emprego nas Forças Armadas Brasileiras. 
O desenvolvimento da doutrina operacional voltada a técnicas de combate anticarro e antitanque no Exército Brasileiro, teve seu início durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil ao aderir ao esforço de guerra aliado passaria a ter acesso a modernas armas de artilharia constantes no portifólio do programa de ajuda militar Leand & Lease Bill Act (Lei de Arrendamentos e Empréstimos). Neste momento seriam recebidas grandes quantidades dos canhões anticarro e antitanque leves dos modelos M-1 de 57 mm e M-3 e M-3A1 de 37 mm. Uma grande parte destas armas passariam a equipar os regimentos de infantaria, esquadrões de reconhecimento motorizado e baterias de canhões anti-carro auto rebocados, já a outra parte estava destinada a compor os efetivos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que se preparava para lutar na Itália. Não existem registros concretos ou fotográficos sobre o real emprego destes canhões antitanque em ações reais de combate, especula-se que, no entanto, estas peças de artilharia seriam empregadas com afinco no processo de treinamento ministrado pelo Exército dos Estados Unidos (US Army) para pracinhas brasileiros já em solo italiano. Outra teoria corrobora que o front italiano não estava entre os prioritários e que não receberia a mesma atualização em termos de armamentos mais modernos a exemplos de outros teatros de operação, desta maneira não seriam cedidos também canhões sem recuo dos modelos M-18 de 57 mm e M-20 de 75 mm. No entanto todo este aprendizado em solo italiano, passaria a ser replicado as demais unidades do Exército Brasileiro, quando do retorno ao Brasil do contingente da Força Expedicionária Brasileira. Em fins da década de 1950 mais armas destes tipos seriam recebidos no país, mas já havia a clarificação que eram armas já obsoletas para o emprego em tarefas antitanque, se fazendo necessário então promover um novo ciclo de modernização deste segmento de artilharia, com o Ministério do Exército passando a estudar alternativas a esta importante demanda. Este trabalho culminaria em um relatório que indicaria necessidade de aquisição de um grande lote de canhões sem recuo do modelo M-40 106 mm, sucessor natural dos antigos modelos M-1 de 57 mm e M-3 e M-3A1 de 37 mm. 

Tratativas seriam feitas junto ao governo norte-americano, fazendo uso dos termos previsto nos auspícios do programa do Acordo Militar Brasil – Estados Unidos, celebrado no ano de 1952. Diversos programas de modernização seriam inclusos nestas negociações, que culminariam no recebimento, de carros de combate, caminhões, armas portáteis, canhões convencionais e os primeiros canhoes sem recuo   do modelo M-40 106 mm. Estes últimos seriam recebidos em 1956 juntamente com pequeno lote de jipes canhoneiros Willys  M-38A1C. Prontamente seriam colocados em serviço, e após um breve período de treinamento e adaptação seriam disponibilizados inicialmente aos Batalhões de Infantaria Blindada – BIB, onde provocariam uma grande evolução na doutrina operacional da Força Terrestre. O grande êxito operacional levaria o comando do Exército Brasileiro a negociar junto ao Departamento de Estado (Dod) norte-americano mais um lote destas armas, com este pleito sendo atendido e partir do ano de 1959. Com a questão do fornecimento garantido restava agora providenciar a plataforma para sua operação em campo, tendo em vista que desta vez este pacote não incluiria os jipes Willys M-38A1C. Porém neste mesmo momento a Willys Overland do Brasil, passava a fornecer jipes civis “militarizados” as Forças Armadas Brasileiras, sendo então a pedido do Exército Brasileiro, ser desenvolvida uma versão do jipe canhoneiro com base no Willys CJ-5. Estes carros começariam a ser entregues a partir de 1962, podendo assim ampliar a distribuição dos “novos” canhoes M-40 de 106 mm a novas unidades operacionais. Curiosamente a primeira experencia de operação destas armas em um cenário de possível conflagração real se daria no segundo semestre do ano de 1965, quando um contingente de soldados e oficiais passou a compor a  Força Interamericana de Paz, que fora constituída pelos Estados Unidos em conjunto com a Organização dos Estados Americanos (OEA) na Republicana Dominicana, força multinacional esta que contaria também com a participação de efetivos militares  de Honduras, Paraguai, Nicarágua, Costa Rica e El Salvador. 
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos ficaria encarregado de prover em termos de suprimento e equipamento, as nações participantes desta iniciativa, com este pacote prevendo ao Exército Brasileiro a cessão de oitenta e oito jipes dos modelos Ford Kaiser  M-151A1, M-151A1C (estes últimos equipados com canhão sem recuo M-40 de 106 mm). Neste período sob tutela de oficiais norte-americanos, os efetivos brasileiros receberiam toda a instrução necessária para operação e manutenção básica deste sistema de armas. Estes veículos seriam entregues as tropas brasileiras, quando do desembarque do primeiro contingente no país caribenho em 25 de maio de 1965. Com o fim de intervenção da Força Interamericana de Paz (IAPF)  em 21 de setembro de 1966, estes veículos juntamente com os canhões M-40 106 mm seriam doados ao Brasil, sendo transportados por navios da Marinha do Brasil, juntamente com os efetivos do último contingente do Exército Brasileiro. Em fins da década de 1960, fazendo uso nos termos do Military Assistance Program – MAP (Programa de Assistência Militar), o Exército Brasileiro passaria a receber uma grande quantidade de veículos, armamentos e munições, que seriam destinados a promover um novo ciclo de modernização da Força Terrestre. Entre estes equipamento e armas, se encontravam cinquenta canhões sem recuo do modelo M-40A1 106 mm, oriundos estes dos estoques da reserva estratégica do Exército dos Estados Unidos (US Army). A necessidade em aumentar a disponibilidade destes sistema de armas no Exército Brasileiro, levaria a negociação junto ao Watervliet Arsenal,  para a produção sob licença no país. Este processo culminaria em um acordo para fabricação local destas peças junto a empresa Hydroar S/A Indústria Metalúrgica e ao Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP). Contando agora com um número considerável de canhões sem recuo do modelos M-40 e M-40A1 106 mm, estes passariam a dotar mais Batalhões de Infantaria Blindada (BIB) e Batalhões de Infantaria Paraquedistas (BIPQDT), com cada grupamento recebendo a dotação de quatro peças desta arma de artilharia anticarro.  

No ano de 1958, os canhões sem recuo M-40 e M-40A1 106 mm, passariam a ser empregados também pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (CFN), quando da aquisição de um pequeno número de jipes Willys M-38A1C. O advento da introdução desta arma iria trazer a Força de Fuzileiros de Esquadra (FEE) novas capacidades ofensivas e defensivas, proporcionando uma capacidade de projeção de força em operações de desembarque anfíbio. Tanto no Exército Brasileiro quanto na Marinha do Brasil, os canhões sem recuo M-40 e M-40A1 106 mm, operariam com uma variada gama de munições como os tipos M-344 e M-344A1 HEAT (anticarro, antipessoal, contra edifícios e contra fortificações) e M-581 APERST (Antipersonnel-tracer flechette round). Esta última munição disparava como carga centenas de flechetes com poder de atuação e saturação. Em operação, os canhões sem recuou, apesar de apresentarem fácil manuseio de operação, alta velocidade de tiro, poder de impacto e resultados confiáveis em campo, possuíam como principal desvantagem, o alto estampido do disparo e a consequente grande geração de fumaça provocada pelo escape das gazes, denunciando facilmente ao inimigo a posição do atirador. Junto ao Exército Brasileiro, estes canhões seriam mais habitualmente operados a bordo de veículos utilitários leves, como os jipes Willys M-38A1C, WOB CJ4 e CJ-5, Ford Kaiser M-105A1C, Toyota Xingu, recebendo a designação operacional de VTE CSR  1/4 ton 4x4 (Viatura de Transporte Especializado- Canhão sem recuo). Seriam também empregados temporariamente montados nos blindados de transporte de tropas VBTP M-113, com testes sendo realizados também para operação a bordo de versões modificadas do utilitário nacional militarizado Gurgel X-15. Atuariam neste contexto operacional contra veículos leves e em tarefas de apoio a infantaria. 
Em meados da década de 1980, o Ministério do Exército, passaria a estudar opções para aquisição de mísseis anticarro e antitanque que pudessem substituir a contento os canhões em recuo M-40A1 de 106 mm, seguindo assim um movimento realizado anteriormente por outras nações.  Diversas alternativas seriam estudadas envolvendo a produção sob licença de misseis como o norte-americano TOW (Hughes), sueco Bill (Bofors) e o Missile Anticarro della Fanteria (MAF), da italiana Oto Melara em parceria com a brasileira Engesa S/A. Porém neste meio tempo, ganhariam destaques iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Programa Nacional do Sistema de Armas Míssil Superfície-Superfície Anticarro MSS 1.2 AC, com este passando a ser priorizado. Este programa seria oficialmente iniciado no ano de 1986, com a criação da empresa Órbita Sistemas Aeroespaciais S.A, de São José dos Campos, uma sociedade com 40% de capital da Engesa S/A , 40% da Embraer S/A, e os demais 20% sendor divididos entre as empresas Indústria de Material Bélico do Brasil -IMBEL, Esca  Ltda e Parcom Ltda, com este míssil sendo batizado MSS-1.2 LEO, em homenagem ao ministro do Exército Leônidas Pires Gonçalves. No entanto durante à década de 1990 o cenário político-econômico nacional impactaria em seu desenvolvimento, resultando em um grande atraso. A solução tampão seria atendida através da aquisição de canhões sem recuo portáteis do modelo Carl Gustav de 84 mm, adotados também pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (CFN). Esta operação conjunta dos canhões sem recuo M-40 e M-40A1 106 mm com os Carl Gustav de 84 mm e lança rojão AT-4 perduraria até o ano de 2010, quando seria decidido iniciar o programa de desativação dos canhões  M-40 e M-40A1 106 mm, com este culminando a edição da Portaria Nº 64 -EME, de 0507/2011, que oficialmente desativaria este sistema de armas no Exército Brasileiro. Este movimento seria seguido no mesmo período pela Marinha do Brasil, encerrando assim uma carreira de quase cinquenta anos. 

Em Escala.
Para representarmos o “Canhão sem Recuo M-40A1 106mm", fizemos uso do excelente kit da AFV Club na escala 1/35, modelo que prima pela qualidade e detalhamento. Para se representar a versão usada pelo Exército Brasileiro ou pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (CFN), bastando apenas seguir as orientações do manual não sendo necessário implementar nenhuma modificação. 
O esquema de cores (FS) descrito abaixo representa o único padrão de pintura empregado nas Forças Armadas Brasileiras, desde o recebimento das primeiras peças em 1956 e nos lotes subsequentes, mantendo este esquema até sua retirada de serviço em fins do ano de 2011. 


Bibliografia: 
- M-40 Recoilless Rifle  - Wilipedia - https://en.wikipedia.org/wiki/M40_recoilless_rifle
- O Brasil e a Rep Dominicana  Bruno P . Vilella http://www.uff.br
- MSS 1A2  https://www.forte.jor.br/2018/09/01/brasil-leva-mais-de-30-anos-para-desenvolver-missil-anticarro